9.10.12

É difícil de acreditar que o Concílio Vaticano II aconteceu  há 50 anos!  Lembro-me bem do entusiasmo geral quando o Papa João XXIII aconselhou a realização de um concílio ecumênico.   E mais ainda, quando se seguiu a notícia de que aquilo que havia sido anunciado como um conselho, iria realmente acontecer, e aconteceu!

Para mim, pessoalmente, foi  imensamente libertador.  Apreciei muito as mudanças na liturgia: o sacerdote voltado para o povo, tudo na lingua do país!  Fiquei emocionada com os documentos sobre a Igreja:  Lumen gentium e, mais ainda, Gaudium et Spes.  E também o Decreto sobre o Ecumenismo

Naquela época, eu estava ministrando em formação inicial e, consequentemente, vivendo os desafios da Igreja para com a vida religiosa e sobretudo para as Irmãs mais novas.  Aquele era um tempo em que muitas pessoas estavam avaliando a própria vocação e algumas perceberam que o seu chamado era voltado para um modo de viver diferente.

Na nossa Congregação, senti  que era um momento em que,  juntas, estávamos nos abrabindo ao Espírito Santo de um modo muito especial.  Um dos aspectos que me pareceu muito útil foi o estudo dos documentos do Concílio que fizemos dentro da nossa Congregação, seguindo as diretrizes e as  perguntas preparadas pelo Padre Eugene Maly.  Para mim, o Vaticano II ofereceu a possibilidade de realmente nos abrirmos  ao Espírito de Deus, com toda fidelidade ao Concílio e à Igreja, bem no espírito da Bem-Aventurada Francisca Schervier!
Irmã Marie Clement Edrich

 

Nenhum comentário: