16.11.12

Minha Experiência


Em meados de setembro iniciei um estágio em uma casa de repouso em Assis. Essa experiência está me ajudando a descobrir cada vez mais o rosto de Jesus pobre nos idosos e nos doentes.

Diariamente, ao iniciar meu turno, sinto que o Senhor me pede para ser, antes de tudo, uma presença de amor sem julgamento ou exclusões, alguém que sabe ser imparcial, que é capaz de acolher cada pessoa, e de ir além das aparências.  Essa experiência me permite tocar concretamente a fragilidade dessas pessoas necessitadas de tudo: de serem lavadas, vestidas e alimentadas,  mas mais especialmente, de serem amadas e inclusive, certas vezes, de serem abraçadas. Costumo perceber tanta solidão em seus olhares, tanto abandono e a profunda tristeza ao ver que a vida está chegando ao fim!

Por isso mesmo sinto que Deus esteja me pedindo para tratar cada um de modo particular, para estar atenta e ser sensível às suas dificuldades físicas e psicológicas.  Muitas delas têm problemas para se mover mas, acima de tudo, têm dificuldade em compreender as dimensões de tempo e espaço.  Isso quer dizer que é somente com apenas algumas delas que consigo trocar algumas palavras, mas procuro seguir os conselhos de Madre Francisca que nos recomenda usarmos de bondade em todos os casos, algo que tem funcionado bem, na maioria das vezes.  Constato ser verdade que a linguagem do amor é a mais compreensível de todas, e a única capaz de superar qualquer barreira.

Certas vezes, preciso exercitar a paciência inclusive com certos funcionários da residência, principalmente pela sua maneira rude de tratar os idosos, o que me incentiva a dar um bom exemplo, e a procurar ser uma presença de cura para todos e cada um.

Sinto-me imensamente grata a Deus e à Congregação por me terem dado a possibilidade de viver esta bela experiência em que aprendo tantas coisas com “meus professores”, que são precisamente essas pessoas que tenho todos os dias sob meus cuidados.


Irmã Barbara T.


Irmã Barbara Torregrossa com alguns colegas


Irmã Barbara com um residente da Casa de Repouso


Irmã Barbara com outros residentes da Casa de Repouso


Momento de recreação e partilha


Nenhum comentário: